
Orientações e preparo
Ultrassonografia Abdominal
Preparo: Jejum alimentar de 6 horas;
Água a vontade; Se possível, evitar que o
animal urine 1 a 2 horas antes do exame
Resultado em até 4 horas
Ultrassonografia Ocular
Não é necessário preparo
Resultado em até 4 horas
Quem somos
Ultrassonografia
A ultrassonografia é método de diagnóstico por imagem que permite o estudo de órgãos e estruturas corpóreas, de maneira dinâmica e não invasiva.
O método convencional ou modo B produz imagens dentro de uma escala de cinza enquanto a ultrassonografia com Doppler permite a avaliação de veias e artérias representadas em tons de vermelho e azul. O mapeamento por Doppler pode ser utilizado sempre que houver necessidade de avaliação vascular complementar a ultrassonografia convencional.
Durante a realização do exame, o animal é posicionado numa calha de espuma, a região a ser avaliada é tricotomizada (os pelos são removidos) e é aplicado um gel.
Para ultrassonografia abdominal em cães e gatos há necessidade de preparo que inclui jejum alimentar de 6 horas, água a vontade e evitar que o animal urine de 1 a 2 horas antes do exame. A duração do exame pode variar de acordo com o grau de colaboração do paciente e se existem muitas alterações presentes ou não.
Para ultrassonografia ocular é utilizado um colírio anestésico permitindo a colocação do transdutor sobre o globo ocular. É recomendada para avaliação das estruturas oculares internas, quando há algum impedimento para a realização da inspeção pelo exame de rotina. É também utilizada para avaliação e biometria ocular. O exame é indolor, seguro e rápido.
Tabela de ExamesPerguntas frequentes
Os alimentos e gases em estômago e alças intestinais prejudicam a formação das imagens ultrassonográficas causando artefatos e podendo comprometer a qualidade do exame.
Os meios líquidos (como a urina) auxiliam a propagação do som proporcionando a formação de imagens de melhor qualidade e, em algumas situações, facilitando a visualização de órgãos importantes, como a próstata nos cães e o corpo do útero nas cadelas.
Os pelos acumulam ar que dificulta ou até impede a passagem das ondas sonoras responsáveis pela formação da imagem ultrassonográfica. A raspagem dos pelos e a utilização de um gel específico viabilizam a realização do exame.



